quarta-feira, 7 de setembro de 2011

hj resolvi falar de um assunto q gera duvidas e dor de cabeça para varias meninas! a quebra e a queda dos fios

vamos lá! vcs sabem a diferença entre quebra e queda ?  Queda é quando o fio se desprende da raiz, na ponta inicial do fio você encontra o bulbo (pontinha branquinha arredondada). Cada fio de cabelo tem um ciclo,  cada fio do seu cabelo vai cumprir sua jornada independente dos companheiros e no fim ele se desprenderá do seu couro cabeludo rumo ao ralo durante seu banho ou a escova, dando assim a oportunidade de nascimento a um novo fio, quando um fio cai já existe outro em se lugar, a não ser em casos de alopecia, quando o problema está no folículo. Por dia você pode chegar a perder 150 fios, se você acha que está perdendo muito cabelo separe o dia que estiver de folga em casa para contar, faça da seguinte maneira:

Limpe seus pentes/escovas que serão utilizados no dia do teste, Coloque uma touca branca (vende em loja para profissionais de beleza ou hospitalar), sempre que retirar a touca observe se algum fio caiu, ao pentear também atente para possíveis fios presos ao pente/escova, todos os fios que encontrar devem ser guardados, ao final das 24h conte-os, se tiver muito mais do que os 150 consulte um dermatologista, se tiver até 150 ou menos você está na média humana.

Como evitar a Queda? Existem cosméticos de venda livre e função desincrustante, são vendidos como tônicos e linhas anti-queda, eles agem no couro cabeludo retirando o excesso de oleosidade que ocasionalmente entope o folículo prejudicando a saída do novo fio, por isso a maioria dos produtos para queda ressecam tanto os fios, alguns possuem também vitaminas benéficas à saúde do folículo.O único profissional apto para orientar sobre tratamentos de uso tópico ou oral é o dermatologista! tbm podemos e vitar esse probleminha com uma boa alimentação. Em caso de cabelos tratados com quimica q o cuidado tem q ser redobrado como  fazer calterização pelomenos uma vez por mês e hidratações semanais tbm devemos lavar o cabelo um vez na semana com shampoo ant-resíduos.se seu caso já esta agravado procure um especialista.(estes cuidados tbm servem para evitar a quebra) 

Quebra é quando o fio se rompe em determinado ponto da sua extensão.
Geralmente esse rompimento é causado por fissuras ao longo da haste, 
Procedimentos químicos e mecânicos causam o desgaste do fio resultando em fissuras, já viu aquelas pessoas que a roupa fica cheia de pedacinhos de cabelo? Ou então quando o cabelo é longo, mas sempre que um fio cai tem metade do comprimento da cabeleira?
Outro ponto a se observar se seu caso é mesmo quebra é que em nenhum dos lados você encontrará o bulbo (pontinha branquinha arredondada).

Como evitar a quebra?
Se você não abre mão do uso de química e agentes mecânicos como secador/chapinha, mantenha a rotina de cuidados em dia, fazer reconstrução a cada 15 dias e hidratação semanalmente, além de um alimentação equilibrada contribuem muito para a saúde dos seus fios.

Se seus cabelos já estão sofrendo de quebra você tem duas opções:
1º Reparação: Faça um tratamento de reconstrução preferência acompanhado por um profissional, o tratamento tem que ser feito como antibiótico, sem desobedecer as regras do produto empregado, geralmente a base de proteínas e aminoácidos. Completar essas fissuras é vital para não perder toda a haste!
2 º Vitamina T: Em alguns casos (pontinhas que vivem soltando cerca de 1cm), a melhor solução é fazer uso da vitamina T e só depois de eliminar a parte sem salvação iniciar a reparação.



Um comentário:

  1. Otimas dicas!Amei o blog e ja estou seguindo, segue o meu tambem?

    http://aprendizdecabeleireira.blogspot.com

    ResponderExcluir